Cadeira nº 37: Heloíza Pretinha

 

Professora

Discurso de posse do acadêmico Vinícius Campos de Oliveira

Uma boa noite a todos

É com grande honra e profunda gratidão que hoje assumo a cadeira número 37 nesta respeitável instituição, a Academia Leopoldinense de Letras e Artes. Também é com profunda satisfação que apresento minha patrona, a saudosa e querida professora Heloíza de Oliveira Nogueira, carinhosamente conhecida como Heloíza Pretinha.

O convite veio formalmente em um belo fim de tarde de uma terça-feira, por meio da estimada amiga Ana Cristina Fajardo. Mas ela enfatizou que a indicação não era somente dela, mas também das acadêmicas Gláucia e Amanda, sendo aprovada pelos demais membros. Naquele momento, fiquei profundamente lisonjeado, e a Ana Cristina aproveitou para presentear-me com um delicioso doce de leite caseiro.

Dias depois, Ana Cristina me informou que eu teria que escolher um patrono. Para isso, ela me forneceu uma relação com possíveis nomes, porém enfatizou que eu poderia escolher outra pessoa fora daquela lista, desde que a pessoa escolhida tivesse alguma relação com a cultura leopoldinense. Naquele instante, veio à minha cabeça que o meu patrono deveria ser um professor que marcou a educação do nosso município e que, ao mesmo tempo, fomentou a nossa cultura. Ou seja, eu queria que meu patrono fosse alguém que tivesse vivido o que eu vivo na minha profissão: o amor pela Educação.

Diante desse fato, conversei com algumas pessoas, até chegar ao nome da professora Heloíza Pretinha. Comentei com a Amanda e com a Ana Cristina, e ambas acharam que eu fiz uma excelente escolha. Ana enfatizou que Heloíza merecia esta homenagem, pois ela realmente era querida por todos, exercia a sua profissão com muito esmero e nunca tivera reverenciada sua grandeza pessoal e profissional dessa forma. Inclusive sua assinatura consta no livro da cerimônia de solenidade de fundação da ALLA.

Assim, gostaria de expressar minha sincera admiração pela professora Heloíza Pretinha, minha patrona. Ela não só deixou um legado extraordinário na educação, como também personificou a dedicação, a sabedoria e a sensibilidade que tanto valorizamos em nosso meio educacional.

Heloíza Pretinha nos inspira a buscar constantemente a excelência e a criatividade em nossas atividades profissionais. Seu compromisso e sua paixão pela educação são um farol que guia nossos passos enquanto trabalhamos para enriquecer o panorama cultural e educacional de nossa cidade.

Infelizmente, não tive o privilégio de conviver com ela, mas cheguei a conhecê-la pessoalmente. Heloíza era professora de Geografia, trabalhou anos no Colégio Imaculada Conceição, na Escola Estadual Professor Botelho Reis e no extinto CNEC. Amante nata da Geografia, Heloíza viajava pelo mundo afora, principalmente para o Japão, país de origem do seu marido. Essas viagens enriqueceram o trabalho de Heloíza, pois ela transformava as suas aulas em uma verdadeira viagem ao mundo por conta de todas as suas vivências. Heloíza era querida por todos: alunos, amigos, colegas de profissão e seus familiares.

Aventureira como ela era, em um certo momento de sua vida, apaixonou-se por um circense. Assim, ela viajou alguns meses com o circo para acompanhar o seu novo amor e teve a oportunidade de conhecer algumas cidades. Em contrapartida, em um momento de sua vida profissional, Heloíza foi visitar o Vaticano a convite do Colégio Imaculada Conceição. Desse modo, a partir dessas experiências, ela brincava que tinha ido do “Circo ao Vaticano”, e dizia isso com muita felicidade e com muito humor.

Ainda, Heloíza lembrava com muita alegria de toda a sua trajetória e as suas vivências. No entanto, nesse vai e vem da profissão docente, quando alguém comentava alguma situação relacionada à sala de aula, ela dizia assim: “Se um ainda te ouvir, continue, pois vale a pena.” E é nesse sentido que vale a pena estar na Academia Leopoldinense de Letras e Artes (ALLA). Se eu conseguir envolver pelo menos um estudante nos eventos da ALLA, vale a pena continuar… Vale a pena promover e valorizar a cultura da nossa querida Leopoldina… E vale a pena ter esta instituição em nosso município.

Também vale a pena manter viva a memória da Heloíza Pretinha. Uma grande educadora e uma inspiração para todos. Um exemplo real que dignifica a Educação Leopoldinense.

E, para terminar, agradeço a oportunidade de, a partir deste momento, pertencer à ALLA. Agradeço também a presença de todos que estiveram em minha posse. Vocês sabem da importância que este momento representa na minha vida.

Muito obrigado!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Favor informar endereço de e-mail para resposta.