Discurso de posse da acadêmica jovem
Isabele Silva Fonseca
Boa noite a todos!
Me sinto muito feliz por estar, neste momento, me apresentando como membro da Academia Jovem de Letras e Artes de Leopoldina.
Estar aqui hoje, para mim, é uma grande surpresa, pois nunca imaginei que eu seria capaz de conquistar o primeiro lugar no Concurso da ALLA.
Como patrona, escolhi Dona Rosaide Maria Lacerda Lima, uma ótima pessoa e com um excelente caráter. Pessoa educadíssima, carinhosa e amiga. Nada do que eu disser não chegará nem perto comparado à pessoa que ela era, querida por todos.
Dona Rosaide era bastante conhecida na região, principalmente por ter lecionado em várias instituições de ensino, como por exemplo, na escola particular Materdei, em Juiz de Fora, no ano de 1977; no CENEC, também em Juiz de Fora, no ano de 1980; na Escola Estadual Presidente Carlos Luz, localizada no distrito de Conceição, em Recreio, no ano de 1993; na Escola Estadual Olavo Bilac, em Recreio, em 1994; na FAFIC, na Sudamérica e na Faculdade Antônio Carlos. Foi diretora, por oito anos, da Escola Estadual Sebastião Medeiros, no distrito de Ribeiro Junqueira.
Sempre foi uma professora e uma diretora exemplar, sentimental e muito feliz. Viveu buscando realizar seus desejos e sonhos e os sonhos de todos aqueles que tiveram o privilégio de conviver com ela. Se formou em História na UFJF, no ano de 1982; fez a sua pós-graduação na Fundação Educacional Severino Sombra, na área de Ciências Sociais, no ano de 1990 e fez o seu Mestrado no Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (CES), no ano de 2009. A professora Rosaide buscava o saber diariamente nas pequenas experiências que vivia com seus alunos na sala de aula. Fez inúmeros curso de capacitação.
Infelizmente, foi brutamente assassinada no dia 15 de dezembro de 2014, aos 57 anos. Por ter sido essa grande mulher, escolhi homenageá-la. “Tia Rô”, eternamente em nossos corações!
Agradeço de coração à ALLA, por essa grande oportunidade; à minha mãe, por sempre me apoiar e pela educação que me fez ser que sou hoje; à minha querida professora Ana Cristina, por me mostrar que sou capaz e por sempre ter acreditado em mim; à minha diretora Flávia Boechat, pelo carinho de sempre.
Muito obrigada!
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Favor informar endereço de e-mail para resposta.